Diante da necessidade de novas fontes de energia, e a preocupação cada vez mais forte por parte da sociedade e do mercado em si com os princípios de sustentabilidade, os sistemas fotovoltaicos têm sido cada vez mais requisitados. O aumento desta demanda acompanha a evolução da eficiência de sua tecnologia, e a redução dos preços destes equipamentos. Capacidade Instalada no Mundo Tradicionalmente a fonte solar já compunha parte significativa da matriz elétrica de alguns países como a Alemanha, mas nos últimos anos tem alcançado uma alavancagem significativa em potências como os Estados Unidos e a China, que viram a necessidade de iniciar uma migração para fontes energéticas mais limpas. No ano de 2019 a capacidade instalada na China foi de 30,1 GW; na União Europeia de 16 GW, e nos EUA de 13,3 GW. Em termos cumulativos, a capacidade instalada total de energia fotovoltaica em 2019 era de 627 GW. No ano de 2018 esse número era de aproximadamente 500 GW, o que ilustra um crescimento contínuo da fonte.

- O país possui as maiores reservas de quartzo do mundo, sendo seguido pelos EUA. Este mineral utilizado para a fabricação de silício, principal matéria-prima dos módulos fotovoltaicos e outros componentes dos sistemas. O Departamento Nacional de Produção Mineral estimou em 2009 que as reservas de quartzo cristalino lavráveis, de maior qualidade, ultrapassam 80 milhões de tonelada.

- Seus índices de irradiação são muito expressivos, destacando-se que as suas regiões menos ensolaradas são muito mais irradiadas do que as regiões mais ensolaradas da Alemanha por exemplo, que em 2019 estava entre os cinco países com maior capacidade instalada de energia solar fotovoltaica no mundo.
Comparativo de irradiação solar Alemanha x Brasil
- Há estudos que apontam que o fortalecimento desta indústria interna pode alavancar empregos e desenvolvimento social. Isso implica em leis e incentivos do governo para propagação da fonte.

- As contas de luz cada vez mais caras, impulsionam o consumidor a procurar por geração distribuída, graças ao já existente sistema de net-metering no país. As contas de luz de residências e empresas podem ser reduzidas até 95% .





