Olá, gostaria de ter mais informações sobre o Energyplus.

BLOG

O que é Energia Solar Fotovoltaica?

O conceito  de energia solar fotovoltaica pode ser definido como a irradiação solar que é transformada em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Esta fonte de energia é uma das mais limpas e sustentáveis, com grande potencial de exploração e desenvolvimento, sobretudo em países com alto índice de irradiação solar como o Brasil.

 

O que é efeito fotovoltaico e como funcionam os módulos fotovoltaicos?

 

Este fenômeno é o produto da excitação dos elétrons de alguns materiais como o silício, na presença da luz solar. Em 1839, o físico francês Alexandre-Edmond Becquerel, constatou o surgimento de uma diferença de potencial elétrico nas extremidades de material semicondutor devido à incidência de luz.

 

Efeito fotovoltaico

 

Um painel, placa, ou módulo fotovoltaico funciona permitindo que os fótons, ou partículas de luz, eliminem os elétrons dos átomos, gerando um fluxo de eletricidade. Os painéis solares, são constituidos por unidades menores chamadas de células fotovoltaicas.

 

Como a energia solar se torna em eletricidade?

 

A tecnologia fotovoltaica se resume captação e transformação de energia solar pelos módulos fotovoltaicos, em sua grande maioria, compostos por células de silício. Veja a seguir o funcionamento de um sistema residencial do tipo on-grid:

Sistema solar fotovoltaico On-Grid

 

  1. Os módulos fotovoltaicos captam a energia solar e a convertem em energia elétrica corrente contínua.
  2. O inversor transforma a energia elétrica de corrente contínua em corrente alternada, para consumo da demanda instantânea de eletricidade da residência. O inversor também faz a gestão do excedente que será enviado para a rede elétrica, assim como monitorar e enviar via wi-fi os dados de geração do sistema.
  3. O medidor bidirecional registra o fluxo de energia excedente produzida pelo sistema que é injetada à rede concessionária durante o período de luz solar, e o fluxo de energia que a residência consome da rede.
  4. O balanço entre o que é consumido e injetado pelo sistema é registrado, e caso haja um saldo positivo, ou seja, o sistema fotovoltaico tenha fornecido à rede comum mais energia do que consumiu da mesma em determinado mês, o usuário obtém créditos de energia.

 

Conheça mais sobre o funcionamento do sistema solar fotovoltaico e os outros tipos de sistema clicando no link abaixo:

 

“Como funciona a energia solar fotovoltaica” (link)on grid off grid

 

O que são os créditos do sistema on-grid?

 

O balanço entre a quantidade de energia injetada na rede pelo sistema fotovoltaico, e a quantidade de energia consumida da rede concessionária podem gerar créditos de energia, que são abrangidos e detalhados em Resoluções Normativas da ANEEL.

O sistema de compensação de energia instituído pela Resolução Normativa nº 482 de 2012, foi um marco que permitiu a qualquer pessoa gerar sua própria energia elétrica, e ainda gerar créditos, pelo excedente injetado durante o dia na rede concessionária, válidos por até 36 meses. A Resolução Normativa 687, que entrou em vigor em 1º de março de 2016, trouxe melhorias a legislação citada anteriormente, como o aumento no prazo para o consumo dos créditos para 60 meses.

 

Conheça mais sobre o sistema de créditos clicando no link abaixo:

 

“Como funciona o sistema de créditos de energia?” (link)

 

O sistema fotovoltaico trata-se de uma tecnologia nova?

 

Na verdade, a primeira célula solar feita a partir com silício, foi desenvolvida pela empresa Bell Labs, em 1954 e possuia eficiência de apenas 6%. A eficiência de uma célula ou painel fotovoltaico corresponde ao porcentual de irradiação solar que atinge a sua superfície e é convertida em energia elétrica para o consumo. Com o avanço da tecnologia alguns módulos fotovoltaicos comerciais hoje possuem uma eficiência média de 13% a 17%. Se a eficiência aumentou, o custo/kWp deste tipo de energia tem diminuído a cada ano tornado o investimento em sistemas fotovoltaicos muito vantajoso para os usuários.

 

 

 

Saiba mais do panorama da energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo clicando no link a seguir:

“Panorama atual da energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo”

 

Meu imóvel é elegível para instalação de Sistema Fotovoltaico?

 

O sistema fotovoltaico traz inúmeros benefícios, no entanto há diversos fatores a serem considerados antes de sua instalação:

  1. Disponibilidade de espaço no imóvel: o sistema requer espaço adequado, podendo ser alocado em telhados, solo ou coberturas de estacionamento.
  2. Condições estruturais: deve ser realizada uma análise prévia do imóvel para se constatar se estrutralmente ele comportar o peso dos módulos do sistema.
  3. Posicionamento geográfico (angulação e direção do telhado): a exposição à irradiação é um requisito fundamental para o funcionamento dos sistemas.
  4. Sombreamento: imóveis cobertos por sombras, de construções por exemplo, não terão o desempenho com a excelência necessária.
  5. Segurança e atendimentos as legislações: para que a instalação seja segura e esteja dentro das regulamentações da concessionária é necessária uma análise prévia de uma empresa especialista no ramo, com bons profissionais, para que tudo seja feito de forma segura e legal, e não haja problemas futuros como curtos-circuitos e sobrecargas.

 

Saiba mais da elegibilidade para instalação de Sistema Fotovoltaico no mundo clicando no link a seguir:

“Elegibilidade para instalação de Sistema Fotovoltaico”

“Call to Action” Faça o orçamento do seu sistema solar fotovoltaico pela Energy Plus.

 

 

 

Artigos Relacionados